Dança na educação infantil: qual a sua importância para as crianças?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Sabia que a dança pode ser um ótimo instrumento pedagógico? A dança na educação infantil é importante para garantir um bom desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Afinal, por meio dela, os pequenos conseguem trabalhar o corpo todo e a mente, como por exemplo, exercitando a concentração.

| + Veja como conseguir bolsas de estudo para seu filho(a)

Antes de explicarmos quais são os outros benefícios que ela traz é necessário destacar que a dança foi uma das primeiras formas de expressão do homem. Com uma linguagem gestual, sinais, expressões e ritmos, ela é considerada um meio de interação e comunicação desde a antiguidade. Com o tempo, a dança acompanhou a evolução da civilização e ganhou um espaço de visibilidade.

Hoje, assim como temos diversos gêneros musicais, com a dança não seria diferente. Com diversos tipos de danças, algumas delas estão relacionadas às características regionais e outras ligadas aos diversos gêneros musicais, como já citamos acima.

Após essa contextualização sobre o avanço da dança, continue a leitura e entenda mais sobre a importância da dança na educação infantil.

Qual a importância da dança na educação infantil?

A criança que dança consegue trabalhar a musculatura, fortalecendo-a e estimulando a coordenação motora, flexibilidade, postura, com maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.

Como em toda a atividade física, o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando aspectos como o humor e o sono, além de auxiliar na perda de peso, no equilíbrio e no aperfeiçoamento da resistência física.

Veja também:
+ Veja qual é a importância da música na Educação Infantil

A ação de estimular as crianças a praticarem algum tipo de atividade física e a se movimentarem é uma preocupação dos tempos atuais. De acordo com estudos feitos no Brasil, há uma estimação que cerca de 24% das crianças brasileiras chegam ao ensino fundamental (quando têm por volta de 6 ou 7 anos) com algum grau de atraso no desenvolvimento motor. Mas e então, vamos entender um pouco mais sobre os benefícios da dança na educação infantil?

Quais os benefícios da dança na educação infantil?

Separamos aqui alguns dos principais benefícios da dança na educação infantil para a vida dos pequenos. Confira a seguir quais são eles:

1) Autoconfiança

Quando uma criança aprende e pratica movimentos e posturas da dança, desenvolve maior consciência corporal. Quem dança está sempre em contato com o próprio corpo, e quando crescemos isso ajuda a nos sentimos mais confortáveis com nossa aparência, nossas dificuldades e até mesmo sentimentos.

A dança na educação infantil ainda incentiva a criança a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos.

2) Socialização

Além de ser uma atividade física, a dança também é uma atividade social. Sendo assim, as aulas podem ajudar as crianças a melhorar suas habilidades de comunicação, aprender a trabalhar em equipe, desenvolver um maior senso de cooperação e fazer novos amigos.

Se seu filho é tímido, matriculá-lo na dança pode ajudá-lo a se relacionar com mais crianças da sua idade e reduzir sua ansiedade em relação a novas pessoas ou lugares. Além disso, apresentar-se em público é um treino importante na infância que o ajudará a ser mais confiante em situações futuras.

Veja também:
+ Meu filho não socializa na escola: o que fazer?

3) Conhecer outras culturas

Os mais variados tipos de dança são manifestações culturais que agregam muito no repertório das crianças. Ao conhecer cada dança, a criança pode aprender também sobre as origens, a história e contextos em que é praticada. Além disso, dançando a criança também vai entrar em contato com diversos estilos musicais.

4) Prática de exercício físico

Um grande benefício da dança é que ela é uma atividade altamente física e ao mesmo tempo divertida. Dessa forma, o condicionamento físico de seu filho ficará ainda melhor, sem que ele tenha que fazer atividades repetitivas ou entediantes.

A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral. E como dançar é uma forma aeróbica de exercício, costuma ser uma atividade indicada para as crianças que estão acima do peso.